sábado, 13 de setembro de 2008

Palavras de Amor

Meu amigo está amando!
Estava ele ao meu lado, lendo as bobagens que aqui escrevo, e me soltou essa revelação à queima-roupa. Eu, me divertindo observando ele se divertir com o que eu escrevo, até ver ele se interessar pelo texto do Dia dos Namorados. "Ah, um texto do dia dos namorados". Acho que fiz cara de surpresa. "Eu tô amando". "Você tá amando"?, talvez tenha falado alto demais nesse meu jeito contido e nada expressivo... "Shiuuuu". Rimos. Então compreendi que ele buscava palavras de amor.
A revelação acompanhada de um sorriso de orelha a orelha me deixou feliz e surpresa. Vi ali uma espontaneidade do gostar que já não reconhecia em mim. Como assim? Além de gostar de peito aberto, ele declarava aquilo daquele jeito! Ingenuidade? Não, é que ele tem a coragem de ser inteiro. Sem precauções. Sem as redes de segurança que criamos para proteger nossos medos. Percebi, então, que talvez o amor só exija mesmo essa espontaneidade, essa coragem, essa sinceridade. Se ele vai ser feliz ou se ele vai sofrer, é bobagem querer saber. O que importa é que ele vai amar. Ama. Simples assim.
Mais palavras de amor para meu amigo:

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto
[na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol
[com a cara dela no meio.

(Alberto Caeiro, O Pastor Amoroso)

Nenhum comentário: