quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Um apaixonado

Fazia tempo que não encontrava uma pessoa tão apaixonada!
Christian Petermann, crítico de cinema, participou hoje de um bate-bapo no Festival Universitário de Cinema, pequena mostra que integra a programação do Curta Santos. Conhecedor incontestável, ele consegue romper o círculo elistista que parece restringir o acesso ao chamado "cinema de arte" a um pequeno número de iniciados. Saber tudo sobre cinema, ele sabe. A diferença é que ele fala tudo com paixão. E paixão assim é coisa que inspira.
Confessou que, aos 11 anos já sabia que queria escrever sobre cinema e, por isso, foi estudar jornalismo. Cineasta frustrado? Nada disso! A paixão que o levava a devorar listas de fichas técnicas, sinopses e críticas - lendo inclusive sinopses de filme pornô - foi a que o guiou na mesma direção: tornar-se o tradutor de uma arte. Em qualquer que seja o veículo - jornal impresso, televisão, internet -, seu texto aproxima leitor e cinema, disseminando, assim, seu interesse e seu amor pela sétima arte.
A breve conversa particular, furtada ao final do bate-papo coletivo, cristalizou ainda mais a impressão gerada pelo encontro. O entusiamo, o brilho nos olhos, eram de um menino de 11 anos.
Sim, estava diante de um apaixonado.

Nenhum comentário: