terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bem-aventurança

Onde é o fim do mundo
Meu mundo só tem começo
Meus desejos não têm fim
(Meu mundo, Ceumar)

Bem-aventurança: estado de profundo bem-estar; felicidade completa; beatitude, segundo definição do dicionário Houaiss. Bem-aventurança. Bela palavra para descrever momentos em que se pressente e sente o divino nas pequenas grandes coisas. Enlevo. Alegria. Encontro. Instantes perfeitos em que a alma sorri. E dança.
O show da cantora Ceumar foi um desses momentos. Tudo era som. E beleza. A alma, incontida, parecia crescer, e, entre lágrimas, sorria e dizia: eis-me. A epifania compartilhada com amigos queridos que vislumbravam na revelação suas próprias buscas. O reencontro com aquele lugar que se chama Ser.
Estes momentos são, para Joseph Campbell, pequenos mapas que nos guiam no reconhecimento de nós mesmos. "Estamos vivendo, o tempo todo, experiências que podem, ocasionalmente, conduzir a isso, uma breve intuiç
ão de onde está nossa bem-aventurança. Agarre-a. Ninguém pode dizer-lhe o que será. Você precisa aprender a reconhecer sua própria profundidade." (O Poder do Mito)
Reinvento, Parque da paz, Planeta coração, Oração ao anjo, Mãe, Jabuticaba madura, Parede-meia, O seu olhar, Meu mundo, Avesso... Na voz de Ceumar, cada canção é bem-aventurança.

Aqui, Oração ao anjo (em versão diferente da do show de domingo):



O blog da cantora: http://ceumar.active24blog.com/

(Dedico este post a duas amigas queridas: Adriana, por estar no show e dividir um momento de bem-aventurança comigo, e Nathália, por nossa conversa sobre bem-aventurança, que, por si só, foi um desses momentos.)

4 comentários:

Kenia Santos disse...

Por onde tem andado senhorita?! Vc desapareceu muito! É sempre bom vê-la de volta, postando aqui nessa delícia de blog. Sei que a vida às vezes enlouquece todos os filhos de Deus, mas dê notícias.

Beijo sempre carinhoso, querida!

Rosa Marques disse...

Ai que senti vontade de ter compartilhado esses momentos com vc... quase posso ver a cena... e essa visualizaçao nao deixa de ser um momento de bem-aventurança pra mim. Beijo.

Nathália Geraldo disse...

Rose, e mais uma vez eu aprendo contigo, pois só quando li que a conversa foi uma oportunidade dessas que eu percebi que foi...
obrigada!

=*

Unknown disse...

Quase não tenho o que falar... Amei você ter escrito pra mim. Praticamente todos os momentos c/ vc são de bem-aventurança. Vc é realmente "the door", ou "my door". Pq é uma porta p/ vários mundos. Maravilhosos, claro... Aposto que não só pra mim. Poucas pessoas são tão iluminadas. Acho que não preciso dizer mais... Bjs, Dri