sábado, 9 de maio de 2009

O Custo da Coragem

O trabalho era apresentar um filme como exemplo de jornalismo investigativo, destacando todos os elementos do gênero.
O filme: O Custo da Coragem. Dirigido por Joel Schumacher e com Cate Blanchet no papel principal, conta a história da jornalista irlandesa Veronica Guerin. Ela trabalhava para o Sunday Independent e escrevia sobre o submundo do crime em Dublin, coisa que ninguém estava muito interessado em fazer. Por conta do seu trabalho, muitas coisas mudaram e ela se tornou uma heroína na Irlanda.
Eu estava fascinada com a história, mas sem sentimentalismo ou sem considerá-la como um modelo a seguir e coisa do tipo, mesmo porque acredito que eu não tenho vocação alguma para jornalismo investigativo. Mas ao final da apresentação, o professor Gerson - um dos melhores da faculdade e apaixonado pela história da Veronica - comentou, irônico: "Agora vocês vão pra casa assistir à Luciana Gimenez, e amanhã vocês vejam a Sônia Abrão. Depois vocês escolhem quem vocês querem ser". A última lição do filme.

2 comentários:

Kenia Santos disse...

Acho que sabemos bem quem queremos ser né querida, mas muitas mulheres ainda não compreendem que há coisas muito maiores para elas hoje. Não conheço esse filme mas vou procurar.

Logo mais vou postar sobre 'Paradise Now', estou traduzindo ainda. Vc já assistiu?! Excelente filme sobre homens-bomba.

Já percebi que vc só posta no fim de semana né! Deve ter uma semana ocupada, eu sei, mas é que fica a saudade de ler vc nos outros dias. Beijo carinhoso!

Rose Marques disse...

Não sei se eu já sei quem eu quero ser... hehe Talvez quem eu queira ser nem é desse mundo...
Ainda não vi esse filme. Mas vou procurar.
Pois é! Minhas postagens não são nada regulares! Mas fico feliz por saber que o que eu escrevo (ou não escrevo) pode fazer falta... : )
Beijo grande!