sábado, 23 de julho de 2011

Nunca te vi, sempre te amei

Ontem revi o filme Nunca te vi, sempre te amei. É a história de uma escritora de Nova Iorque que passa a se corresponder com um livreiro de Londres. O que de início era uma simples solicitação de livros vai se transformando, ao longo dos anos, em uma forma muito especial e peculiar de relacionamento. O filme assume a forma narrativa da correspondência, com a troca contínua de cartas entre Helene Hanff e Frank Doel. Um belo exemplo do gênero epistolar no cinema.
A paixão por livros é o pano de fundo que acompanha o desenrolar da vida dos personagens. Uma história de amor? Talvez, sim. Mas um amor dos mais raros, dos mais sutis (e se o título em português não deixa dúvidas, a sutileza fica por conta do original, 84 Charing Cross Road, endereço da livraria em Londres).

"A humanidade, como um todo, é um livro. Quando um homem morre, um capítulo não é arrancado e sim traduzido para um idioma melhor. E cada capítulo deve assim ser traduzido. Deus emprega vários tradutores. Alguns trechos são traduzidos pela idade, outros pela doença, alguns pela guerra, outros pela justiça. Mas a mão de Deus reúne novamente todas as folhas soltas  e as coloca naquela biblioteca em que os livros se abrem uns para os outros."

Esta é uma passagem de John Donne, lida por Helene. A metáfora do livro como vida resume a beleza de 84 Charing Cross Road,  um filme para se guardar na estante.


2 comentários:

Kenia Santos disse...

Nossa!!! Mas essa postagem me levou de volta à algum lugar perdido no passado. Foi em algum ponto da minha vida, um dos meus filmes favoritos, dessas coisas bonitas e como você mesma disse, sutis, que mereciam ser mais vistas. Obrigada pela lembrança. <3

Invista, profª!!!! disse...

Eu li esse post na madrugada de hoje (insone)e acabei de ver o filme agora: É completamente maravilhoso! Impossível não vê-lo sem sentir algo como:
- Nossa como é bom estar viva pra ver tamanha beleza! Ele evoca um que de bem e felicidade dentro da gente.
Obrigada por postar e um abraço. :)