domingo, 10 de fevereiro de 2008

A próxima pergunta

Começo a aprender (e, muito lentamente, a vivenciar) aquela que, para mim, é a maior de todas as lições: o não ser, ou melhor, o Ser. Esta é uma lição e uma prática constante de desapego e despojamento para toda a vida (para muitas vidas, aliás...).
Quando se fala em desapego, geralmente se pensa na necessidade de se desapegar de pessoas, situações ou coisas externas a nós, mas acredito que o maior desafio é o desapego de nós mesmos - o despojar-se de toda e qualquer idéia que tenhamos do que nós somos, seja boa ou má, libertar-se daquilo que tanto prezamos e que chamamos "nossa personalidade". Esta é a maior ilusão de todas porque é ela quem cria todas as outras. Jogar o lixo fora, tirar todo o peso do passado e do futuro, esvaziar a xícara. Simplesmente Ser.
Mas qualquer palavra sobre isso não diz absolutamente nada, a não ser que seja de fato vivido...
Agora, a próxima pergunta, a grande questão é: será possível o amor entre dois Seres? Será possível o amor romântico (sim, o romance, o carinho, a paixão!) entre dois seres que se reconhecem como seres, em sua verdadeira natureza e essência, livres de todo apego e falsa idéia de "eu"? Suspeito que sim...
O amor romântico em si, como conceito e prática culturalmente construída e cristalizada, já é um grande apego. Até mesmo o grande ideal de amor não passa de um conceito e, portanto, está fora da esfera do Ser. Mas mesmo as maiores ilusões não são criadas por acaso (veja o mundo, por exemplo...).
Talvez esta seja a grande aprendizagem. Assim como nos foi dada a oportunidade de aprender a Ser dentro e apesar de todos os limites do ego, talvez a verdadeira experiência do amor seja a descoberta do Ser do outro, para além de toda tentativa de definição e de toda idéia que tenhamos, seja sobre o outro, seja sobre nós mesmos, seja sobre o próprio amor.
Simplesmete Ser e amar o Ser do outro que simplesmente É... isso, sim, deve ser iluminação!
De repente, tudo fica mais simples, mas, de alguma forma, agora a busca parece ser mais difícil. Ou não...