quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ler, pra quê?

Quem quiser que dê motivos para ler. Da minha parte, não dou nenhum. A leitura pode servir para muitas coisas, mas pode também não servir para coisa alguma. E é quando não tem nenhuma utilidade, quando não se justifica por outras razões além de si mesma, que a leitura atinge a meta. É o prazer de ler pelo prazer de ler em si. Ponto. E, no momento em que as pessoas descobrem este prazer, não precisam mais ser convencidas, já não necessitam de motivos.
Estas considerações surgiram porque tive que fazer uma matéria sobre uma biblioteca, incentivando o hábito da leitura. Mas não queria aquela chatice do tipo "leia porque isso ou leia porque aquilo". Só posso dizer que ler é bom porque é bom ler, se é que me entendem.
Enfim, todo esse devaneio é só para falar que, pesquisando algumas coisas, encontrei alguns materiais bem interessantes de incentivo à leitura.










2 comentários:

Rosa Marques disse...

Entao, Sis, por falar em ler, veja que bacana o video que recebi da Ju, de Floripa http://www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs&feature=player_embedded#at=97
Beijim

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Há algum tempo escrevi isso a esse respeito: http://blogdonemesis.blogspot.com/2011/05/educacao-para-que.html